Estágio clínico maioritariamente observacional no seio de uma equipa multidisciplinar extensa que respondia diariamente às necessidades de cuidados de saúde mental dos utentes de uns dos maiores hospitais de Dublin, de natureza pública e universitária, e inserido no serviço nacional de saúde irlandês (HSE).
O estágio consistiu no acompanhamento livre da grande diversidade de atividades clínicas (desde consultadoria a urgência, consultas gerais hospitalares e especializadas), atividades formativas, incluindo alguma supervisão quase semanal, e atividades de investigação.
O estágio possibilitou o contacto com uma psiquiatria significativamente diferente da portuguesa, incluindo o contacto com uma população apreciavelmente diferente e (crescentemente) multi-cultural, ao mesmo tempo que decorriam fenómenos sociais importantes (crise habitacional, epidemia de opioides, iniciativas xenofóbicas, desinvestimento do sistema nacional de saúde e população nativa propensa a litigância). Por esse contexto marcadamente diferente, considero que a riqueza deste estágio exorbitou os contornos da Psiquiatria de ligação ou hospitalar.
Destaco ainda a amabilidade com que fui recebido e integrado, assim como o trabalho genuinamente multidisciplinar que assisti lado a lado com os diversos profissionais de saúde.
Link para visualização da sessão na plataforma Youtube: https://youtu.be/bYm-H_hKRpE