Ser Associado
Todas as Notícias

Parecer CRI Saúde Mental

Publicado a

 

A Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP) tem acompanhado com especial atenção o desenvolvimento dos projetos-piloto dos Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental (CRI-SM), reconhecendo a crescente relevância do papel dos médicos internos de Psiquiatria no seio destas novas estruturas organizativas.

O atual enquadramento legal levantam importantes questões no que diz respeito à inclusão dos internos nos indicadores de desempenho, na composição das equipas multiprofissionais e na remuneração adicional associada prevista para os profissionais integrados.

Neste contexto, e com o intuito de contribuir de forma construtiva para este processo de reorganização, a APIP realizou um inquérito nacional junto dos médicos internos de Psiquiatria, com o objetivo de auscultar as suas perspetivas sobre a sua integração nos CRI-SM e o impacto destas estruturas na sua formação e prática clínica.

Os resultados foram então analisados e expostos a entidades competentes e stakeholders na área da coordenação e definição das políticas de saúde mental, através de reuniões convocadas para o efeito. Para além disso, foram também extensamente debatidas no seio da Direção da APIP.

Deste trabalho, resulta o parecer que hoje publicamos e que poderás consultar ao carregar neste link.

A APIP reforça assim o seu compromisso de defender os interesses dos Internos de Psiquiatria em Portugal. Acreditamos que este documento e nossa tomada de posição será importante para promover uma maior equidade e valorização do contributo dos internos no contexto dos CRI-SM, reforçando o nosso compromisso com a qualidade da formação e dos cuidados em Saúde Mental, e consequentemente na melhoria da assistência prestada aos doentes.